Como limpar seu nome em 3 passos; confira!

O início de ano é um ótimo período para limpar seu nome. Assim, é possível aproveitar 2022 sem passar por sufocos. Veja dicas!

Limpar seu nome traz benefícios que vão além da vida financeira
Limpar seu nome traz benefícios que vão além da vida financeira - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 10/01/2022 às 11:25
Atualizado às 11:25

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Em sua última consulta, o Serasa detectou que, atualmente, o Brasil possui cerca de 63,4 milhões de pessoas inadimplentes. Por isso, que tal separar este início do ano para se organizar financeiramente e limpar seu nome?

Pois é. Ter seu nome ou CPF numa lista de inadimplência traz uma série de dificuldades como o acesso a crédito, compras à longo prazo e até mesmo de encontrar um emprego, já que é permitido esse tipo de análise. 

Sendo assim, é ideal ter em mente que mesmo que seu nome volte a ficar limpo, as dívidas não somem. Então é importante manter o compromisso e as contas em dia para não ser prejudicado no futuro.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para começar 2022 com o pé direito e o principal: seu nome limpo. Confira a seguir!

Primeiro passo: entenda quais são as dívidas!

Às vezes, muitas pessoas estão inadimplentes, mas não têm ciência de suas dívidas. Antes de inserir o seu nome em uma lista de restrição, é necessário que o órgão informe ao titular. Contudo, diversas situações como a mudança de endereço ou ausência dificultam esse tipo de processo.

Como resultado, há quem só descubra que está com o nome sujo quando vai realizar uma compra. Para isso, há uma solução simples: acessar o site do Serasa e realizar a consulta. Funciona de maneira gratuita e basta apenas inserir seu CPF.

Através do site também dá para saber qual é o seu score, que é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 do Serasa para determinar o histórico de pagamento de uma pessoa.

Segundo passo: confira as possibilidades de negociação para a dívida

Ao checar as dívidas relacionadas ao seu CPF no Serasa, também dá para ter acesso às possibilidades de negociação. Muitas empresas possuem parcerias com o órgão para facilitar o pagamento de pendências financeiras.

Para isso, o Serasa possui uma área dedicada que se chama Serasa Limpa Nome

Caso a sua dívida não faça parte de alguma dessas “empresas parceiras” do Serasa, vale a pena entrar em contato diretamente com o credor. Assim, vocês podem encontrar uma solução que beneficie ambos e ainda ajude a limpar seu nome.

Terceiro passo: gere o boleto

Caso concorde com a proposta oferecida para limpar seu nome, basta gerar o boleto para pagamento. Quando o valor da dívida é alto, também são oferecidas opções para liquidar a dívida de forma parcelada.

O lado bom é que, caso você opte por parcelar a dívida, já é possível ficar com o nome limpo ao pagar a primeira parcela. O prazo também é bem curto: são dados 5 dias úteis para que o nome saia dessa lista e volte a ficar limpo novamente.

Motivos para se manter seu nome limpo:

Uma das principais vantagens de estar com o nome limpo é justamente o controle sobre sua vida financeira. Mas não apenas isso, veja abaixo!

  • Ter seu nome limpo traz mais tranquilidade. Como resultado, é possível ser mais saudável e não precisar perder o sono se preocupar tanto;
  • Além disso, não ter inadimplências pode ser mais saudável para a sua vida a dois. Isso porque, o descontrole financeiro acabam prejudicando relacionamentos, fazendo com que muitos casais se divorciem. Por isso, vale a pena se organizar financeiramente para ter mais harmonia em seu lar;
  • Estar com o nome limpo também pode trazer reflexos positivos para sua vida profissional. Assim, você pode demonstrar mais confiança em entrevistas e em tarefas do dia a dia, afinal, essa é uma preocupação a menos;
  • Por fim, também é possível ter acesso a vários produtos e serviços financeiros com taxas muito menores. 

Com informações de Mix Vale.